segunda-feira, 7 de março de 2011

Tempero pronto caseiro

Sempre que venho para Pirassununga, levo pra casa um potinho com um delicioso tempero pronto que minha prepara com cebola, alho, sal, óleo e amor.
Quando o tempero da minha mãe acaba, vou ao supermercado e compro um potinho qualquer. Percebi que o gosto não é o mesmo. Olho no rótulo e vejo, ingredientes: alho, cebola, sal e óleo. Se os ingredientes são os mesmos, por que o gosto não é? Estaria faltando o amor de mãe? Mistério.............
Agora não é mais, minha mãe, Dona Lurdinha, desvendou o segredo. Ela me contou que estes temperos prontos tem nada mais, nada menos que 70% de sal.
Acha que pode uma coisa dessas, minha gente? Mas calma, tudo tem solução, Dona Lurdinha resolveu dividir esse segredo milenar com a gente, e aqui está:

RECEITA DO TEMPERO DELICIOSO E SECRETO DA DONA LURDINHA

Ingredientes
♥ 1 kg de cebola
♥ 1 kg de alho
♥ 1 kg de sal
♥ Um tanto de óleo.

Modo de preparo
Descasque a cebola e pique bem, depois bata no liquidificador com um pouco de óleo. O esquema é o seguinte, bata um pouquinho de cebola, reserve, bata mais um pouquinho, sempre com óleo e vá fazendo assim até que todas as cebolas estejam trituradas. Reserve em uma vasilha.
Descasque e pique o alho. Vá batendo no liquidificador, como fez com as cebolas e reserve.
Depois junte a cebola, o alho e o sal e mexa muito muito muito, até ficar uma mistura de homogênea.
Prontinho, você tem 3 kg do mais saboroso tempero pronto caseiro.

Dicas da Lurdinha

1. Para não chorar na hora de descascar as cebolas, descasque-as em água corrente. Agora se você estiver precisando chorar as mágoas, aproveite a ocasião e se acabe, chorar faz bem e dá um alívio.
2. Para suas mãos não ficarem com cheiro de cebola até o Natal de 2016, use luvas descartáveis.
3. Para tirar o cheiro de cebola e alho do liquidificador, lave-o normalmente e depois deixe de molho com vinagre.
4. Se quiser compre o alho pronto no supermercado, mas atenção ao rótulo, precisa estar escrito que é 100%  alho e sem sal.
5. Se achar que 3 kg é muita coisa, faça em quantidade menor, sempre respeitando as proporções. Ex: 200 g de cebola, 200 g de alho e 200 g de sal. Tá pronto, guria!


Beijos temperadinhos da Silmara

3 comentários:

  1. Além de sal em excesso, estes temperos podem ter glutamato monossódico que não é nada saudável. Melhor fazer em casa.
    Dica: em vez de óleo, use azeite extra virgem. Fica saboroso e mais saudável.

    ResponderExcluir
  2. Eu sei como é boa essa receita...eu sei.....
    me veio até água na boca....

    ResponderExcluir
  3. Pode congelar? Ou ele dura na geladeira?

    ResponderExcluir